Loteamentos

Normas e Regras de Bons Empreendimentos

Implantar um loteamento não é uma tarefa simples. Não basta dividir uma área em pequenos espaços: é necessário obedecer a determinadas regras. Para esclarecer as dúvidas de quem está começando – e também as de quem já atua no segmento – Vicente Celeste Amadei e Vicente de Abreu Amadei acabam de lançar “Como Lotear uma Gleba”.

A obra é a primeira publicação da Universidade Secovi-SP. Como o subtítulo da obra – O Parcelamento do Solo Urbano em seus Aspectos Essenciais – diz, o livro pretende abordar itens que ajudem a aprimorar o trabalho obedecendo a normas e à legislação. “Procuramos tratar de todos os aspectos: da aquisição da gleba às restrições legais e urbanísticas, passando pelos projetos técnicos e pelo registro”, resume Vicente Celeste Amadei. Advogados, agrimensores, engenheiros, arquitetos, prestadores de serviços e funcionários públicos que atuam na área de parcelamento do solo urbano, estudantes e proprietários de glebas vão encontrar muitas informações úteis. “Trabalhar e orientar para que os brasileiros dedicados a atividade do parcelamento do solo urbano atuem com respeito à lei e ao interesse social”, declara Vicente Celeste Amadei na contra-capa do livro. “Essa sempre foi – e continua sendo – uma das minhas maiores preocupações”, completa.

Experiência

A experiência do autor Vicente Celeste Amadei na área é inconstestável: há 50 anos acompanha o segmento. “Trabalhei durante muito tempo com empreendimentos populares. Além de abrir as ruas, demarcar os lotes e drenas as águas pluviais, oferecíamos 5 mil tijolos, 500 telhas e uma planta econômica aprovada para o comprador começar a casa”, lembra. Há alguns anos, passou a oferecer consultoria para entidades como a AELO-SP e o Secovi-SP. “Hoje, a lei indica que os loteamentos devem ter infra-estrutura completa. Isso abre espaço para irregularidades, porque a lei contraria a realidade.” Ele acredita que a produção de lotes deva ter um preço que o comprador possa pagar. “A infra-estrutura chega com o tempo.”

Fone: 55-41-3029-4001 / 55-41-3322-2210 | Fax: 55-41-3322-2210
2002-2017 © TerraParc.com.br | Desenvolvido por Viscount Box Design