Cartórios Querem Melhorar a Imagem

Os cartórios copiam as grandes empresas e passam a investir em programas sociais para melhor a imagem de notários e registradores de todo o país. Mal falados pelos elevados preços cobrados na emissão de documentos, autenticações e afins, os cartorialistas têm acertado com o governo federal acordos para ajudar na divulgação, funcionamento e ampliação dos projetos sociais da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) assinou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social para a cooperação com o Bolsa-Família. Os cartórios receberão e distribuirão à população cartilhas e orientações produzidas pelo governo sobre o programa. Os tabeliães ajudarão também a divulgar o número do disc-denúncia. “Os objetivos do acordo são incentivar e facilitar denúncias de má utilização das verbas dos programas sociais”, disse o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, em discurso na tarde de ontem no VI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em Brasília.

O convênio ainda dá aos cartórios a responsabilidade de abastecer o governo com informações. “Os cartórios enviarão à prefeitura e ao comitê responsável pelo programa social no município dados sobre nascimentos, óbitos, casamentos e compra de imóveis, para termos um banco atualizado e eficiente”, completou Ananias.

Pela manhã, o congresso debateu a atuação dos cartórios na tramitação de projetos sobre a profissão no Congresso Nacional. O debate serviu para os cartorialistas homenagearem o deputado federal Mauro Benevides. Há exatos dez anos, ele foi o autor de lei de regulamentação do setor. O deputado Alex Canziani (PTB-PR), único parlamentar notário de origem, revelou a existência de quase 400 propostas em tramitação no Congresso sobre o tema. “A grande maioria é ruim para nós. Temos de nos organizar para tentar mudar essa realidade”, disse.

Fonte: Valor Econômico
Thiago Vitale Jayme De Brasília

Fone: 55-41-3029-4001 / 55-41-3322-2210 | Fax: 55-41-3322-2210
2002-2017 © TerraParc.com.br | Desenvolvido por Viscount Box Design